Como saber se fui aprovado no SISU 2019? Descubra agora!

O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular. Mas uma dúvida que muitos estudantes que participaram do Enem têm em comum é: como saber se fui aprovado no Sisu 2019? Se deseja saber mais, este artigo será de grande ajuda!

O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano.

Elaboramos este texto com o intuito de melhor instruir os estudantes que desejam saber se foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada ou quando sai o resultado Sisu. Portanto, continue a leitura a seguir e não deixe que nenhuma informação importante passe despercebida. Vamos lá!

Como saber se fui aprovado no SISU 2019?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema totalmente informatizado que recupera a nota do Enem e seleciona quem são os melhores candidatos para uma mesma vaga, turno, curso e universidade. O cronograma e os resultados do mesmo, tanto para o primeiro como para o segundo semestre são:

Como saber se fui aprovado no SISU 2019?


Primeiro Semestre

  • Do dia 23/01 a 26/01 é o período de inscrições. As notas de corte serão divulgadas no dias 24, 26 e 31 de dezembro de 2018.
  • No dia 29/01 ocorre o resultado da chamada regular.
  • Do dia 29/01 ao 07/02 é o prazo para participar da lista de espera.
  • Do dia 30/01 ao 07/02 é o período para matrícula da chamada regular.
  • E no dia 09/02 é a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Segundo Semestre

  • 12/06 a 15/06 – Período de inscrições. As notas de corte vão ser apresentadas nos dias 13,14 e 15 de junho a partir de 0h;
  • 18/06 – Resultado da chamada regular;
  • 22/06 a 27/06 – Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 22/06 a 28/06 – Matrícula da chamada regular.

Como se inscrever no SISU?

Caso você tenha interesse em fazer a sua inscrição do Sisu 2019, tanto para o primeiro semestre como para o segundo semestre, e gostaria de entender como é possível verificar sobre a sua possível aprovação, é preciso seguir alguns passos.

Como saber se fui aprovado no SISU 2019?

Você poderá conferir o resultado através do site oficial do programa:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Entre nesta página oficial do Sisu (sisu.mec.gov.br);
  • Digite o número da sua Inscrição;
  • Coloque a sua Senha;
  • Insira o Código de Verificação.

É interessante deixar claro que, os candidatos que fizeram o Enem 2018 podem se inscrever no Sisu 2019. Os mesmos devem ter obtido na redação nota que não seja zero.

A inscrição deve ser feita também através do site oficial do Sisu, utilizando o mesmo número de inscrição e senha do Enem – lembrando que são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do Enem.

O que fazer depois de ser aprovado no SISU 2019?

Se você já passou por todo o processo e conseguiu uma vaga no Sisu, podendo ser na primeira ou segunda chamada, você deve então se preparar para efetuar a matrícula.

Após receber a boa notícia de sua aprovação, entre em contato com a universidade em que foi aprovado. É lá que você vai obter todas as informações como horário, dia e os documentos a serem apresentados para realização da matrícula, como os de identificação, o histórico escolar, conclusão de curso e comprovante de residência.

Em caso de dúvidas, confira o site do Sisu 2019 para maiores informações. E no tópico abaixo será possível conferir mais detalhadamente qual os documento que precisarão ser apresentados no momento em que chegar na instituição de ensino superior em que foi convocado.

Qual é a documentação necessária?

Como saber se fui aprovado no SISU 2019?

Como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) disponibiliza um período para que o estudante apresente-se na Universidade em que foi aprovado, é interessante que os mesmos fiquem atentos aos devidos documentos que precisarão ser apresentados.

Se você for aprovado, deverá apresentar a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar.

Lembre-se que é a sua responsabilidade verificar com a instituição de ensino o horário e o dia que deve comparecer para efetuar a matrícula. Esta é uma oportunidade única e o Sisu não costuma tolerar atrasos!


Ingressar em uma Universidade de ensino superior de qualidade através de bolsas de estudo é o desejo de muitos jovens estudantes brasileiros e o Sisu veio para ajudá-los. Portanto, comece a se preparar desde já para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o intuito de alcançar uma boa pontuação.

E depois de ter conferido quando sai o resultado do Sisu 2019 e como se inscrever no programa, esperamos que não tenha lhe restado nenhum tipo de questionamento. Para maiores dúvidas relacionada ao assunto, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como saber se fui aprovado no SISU 2019? Descubra agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *