QUANDO SAI O RESULTADO DO SISU 2019 — CONFIRA AGORA

O Sistema de Seleção Unificada, é o Sistema de Seleção informatizado gerenciado pelo MEC, no qual universidades públicas oferecem vagas a candidatos do ENEM. O SISU entrou no ar em 2010, e tem por base o projeto Universidade Para Todos, do governo Federal. A seguir iremos divulgar quando sai o resultado do SISU 2019.

São mais de 130 instituições de ensino superior inscritas no programa.
As áreas básicas de ingresso ao qual se concorre vagas podem ser: Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico. O candidato pode escolher até duas opções de vagas ofertadas e cursos da modalidade EAD – Ensino a Distancia, não participam.

O SISU 2019 abre vagas nas universidades federais espalhadas pelo país todo semestre. Por levar em consideração as notas do ENEM, não existem provas ou taxas a serem pagas, e a inscrição é feita pelo site.

Resultado do SISU 2019

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O sistema considera sempre como prioridade a sua primeira opção de curso.

O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou a vagas reservadas, como direto de cotas, vagas para deficiente, entre outras.

No final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhores classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Os candidatos selecionados são chamados uma única vez e terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Quando sai o Resultado do SISU 2019

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada para preenchimento das vagas não preenchidas.

Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim na página do Sisu, e informar o interesse. Deve levar em consideração o prazo especificado no cronograma para incluir seu nome na lista de espera.

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

Todos os dias, uma vez por dia, o SISU calcula a nota de corte e atualiza o sistema. Entretanto, essa nota de corte é apenas uma referência para ajudar o candidato a acompanhar sua posição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Como se inscrever no SISU 2019

Acompanhe a data de inscrição. O processo seleção acontece duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo. Normalmente são três dias para que os candidatos possam escolher os cursos aos quais desejam se candidatar.

O cronograma do processo seletivo do Sisu para o 2º semestre de 2018 ainda não está disponível. É importante estar atento ao cronograma para não perder a data. Você pode ter acesso a esse cronograma diretamente no site do SISU.
Tenha em mãos o número de inscrição do ENEM.

Quando sai o Resultado do SISU 2019

Como o sistema considera as informações contidas no sistema do ENEM, o único documento necessário é o número de inscrição gerado durante sua inscrição no ENEM. Lembre-se que o SISU não aceita candidaturas se você não tiver participado da última edição do ENEM.


01. Confirme as informações de contato.


02. Confirme suas informações de contato para que o SISU contate você.


03. Faça a inscrição no Site do SISU (http://sisualuno.mec.gov.br) e espere a pagina carregar completamente.


04. Nesta etapa, você escolherá suas duas opções de curso e registrará sua inscrição. O candidato selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula.


05. Pesquisa de vagas. Pesquise as vagas de acordo com seu interesse de curso, pesquisando por nome do município, nome da instituição ou nome do curso.


06. Conhecendo a vaga. Aqui você tem informações sobre a vaga, o curso, a concorrência, notas mínimas e notas de corte. Tem também a opção de usar o filtro para selecionar vagas semelhantes ao seu interesse, caso você esteja aberto a mais opções de instituições.


07. Modalidade. Aqui você tem informações sobre o curso pretendido em si no qual pretende concorrer à vaga. Após escolher, basta clicar em continuar. Agora basta clicar em “Confirmar minha inscrição”.


Quando sai o Resultado do SISU 2019

No primeiro semestre de 2019 o resultado foi divulgado dia 29 de janeiro.
O cronograma para o Sisu 2019 segundo semestre ainda não está disponível, o que tem causado ansiedade em diversos pré-candidatos.

Quando sai o Resultado do SISU 2019

É importante acompanhar o site para não perder as datas. Você pode encontrar esse cronograma no site http://sisu.mec.gov.br/cronograma.

Como consultar o Resultado do SISU 2019

O resultado Sisu 2019 pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas universidades participantes do programa ou através da Central de Atendimento do MEC, pelo 0800 61 6161.

Caso tenha alguma dúvida nas informações encontradas no artigos sobre quando sai o resultado do SISU 2019 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarecer o mais breve possível. Boa Sorte!!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *