RESULTADO DO SISU 2019 — Como Consultar – (Passo a Passo)

Com a chegada do ENEM, milhares de participantes já estão pensando no curso que pretendem fazer caso tirem uma boa nota no exame. Com a nota do Enem será possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e, assim, concorrer às vagas ofertadas por dezenas de universidades públicas. O resultado do SISU 2019, portanto, é um dos momentos mais aguardados por boa parte dos participantes do Enem.

O SiSu é a principal forma de ingressar em uma universidade pública. Por isso, todos os anos milhares de estudantes fazem suas inscrições para concorrer às vagas oferecidas através da plataforma.

Tire todas as suas dúvidas e veja como funciona o SiSu 2019 no conteúdo a seguir. Acompanhe.

Como funciona o SISU 2019

O SiSu abre suas inscrições uma vez por ano, pouco tempo depois da publicação dos resultados do Enem. As inscrições, gratuitas, deverão ser realizadas no site da plataforma. Para acessá-la, os estudantes deverão informar o número de inscrição e a senha utilizados para acessar o resultado do Enem. Caso você tenha perdido a sua senha, é possível recuperá-la acessando o portal do Inep e clicando na opção “esqueci minha senha”.

Resultado do SISU 2019

As inscrições acontecem em uma única etapa, aonde os candidatos deverão navegar no sistema e escolher duas opções de cursos, por ordem de prioridade, e turnos preferidos. É importante notar que cada curso possui uma nota de corte. Essa nota representa o valor mínimo necessário para se inscrever naquele curso, levando em consideração o número de vagas e a nota média dos candidatos que se inscrevem no respectivo curso.

Durante o período de inscrição será possível alterar as opções de curso, mas é importante ressaltar que a última alteração realizada é que será considerada. O sistema fará uma seleção com os melhores candidatos de acordo com as suas avaliações e modalidade de concorrência. No site da plataforma há a data em que o resultado da primeira chamada será realizada.

Quando sai o resultado do SISU 2019

São realizadas duas edições do SiSu anualmente. Depois de se inscrever, será necessário esperar a divulgação da primeira lista de chamada para saber se foi selecionado ou não. Para não perder nenhuma data, confira a seguir o cronograma oficial do SISU:

Primeira Edição do SISU.


Inscrições: se iniciam na segunda ou terceira semana de janeiro.
Resultado: a primeira chamada regular acontece aproximadamente quatro dias após o fim das inscrições.


Lista de espera: é aberta assim que é divulgada a primeira chamada. Os participantes terão um prazo de 10 dias corridos para se inscrever. Após o preenchimento das vagas, a convocação começa dentro de 7 dias corridos.


Segunda Edição do SISU.

Inscrições: se inciam, geralmente, no final de maio ou primeira semana de junho.


Resultado: a segunda chamada regular acontece aproximadamente quatro dias após o término das inscrições. Lista de espera: é aberta assim que é divulgada a chamada regular. Os candidatos terão um prazo de 10 dias corridos para realizarem suas inscrições. A convocação começará em até uma semana depois da lista ser completa.


O cronograma oficial é publicado no próprio site do SISU. É muito importante ficar atento as datas para não perder nenhuma informação importante.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Como consultar Resultado do SISU 2019

O resultado SISU é um dos momentos mais importantes para quem está na jornada em ingressar em uma universidade pública. Para saber se você está entre os selecionados é muito simples. E a seguir mostraremos como consultar o resultado do SISU em um passo a passo prático:

Resultado do SISU 2019


Passo 1: Acesse o site oficial do SiSu através do endereço a seguir: (http://sisu.mec.gov.br/). Ao carregar a página, os estudantes poderão ver uma série de informações. Clique em na opção para consultar os resultados.


Passo 2: Nesse momento será necessário informar o número do CPF e a senha utilizados para realizar a sua inscrição, além de indicar a imagem solicitada. Depois clique em enviar e espere.


Passo 3: Agora será possível consultar o resultado da primeira chamada do SISU. Se você foi chamado em uma das opções, será necessário seguir as orientações para realizar a matrícula no curso desejado.


É importante ressaltar que no momento da divulgação dos resultados, o site do SISU recebe uma grande quantidade de acessos. Isso faz com que os servidores fiquem sobrecarregados, resultando na lentidão do site. Isso quer dizer que pode levar vários minutos ou até horas para acessar o resultado após a liberação do mesmo.

Resultado Vagas Remanescentes

As vagas remanescentes do SISU é uma nova oportunidade para todos os candidatos que não conseguiram ingressar em uma faculdade durante o processo de chamada regular do SISU.

As vagas Remanescentes é realizada pelo fato de turmas dentro de cursos não terem sido formadas por completo, dessa forma, uma nova chamada é realizada e são preenchidas por candidatos do Enem que não foram selecionado em nenhuma opção de curso.

As vagas Remanescentes são abertas devido aos alunos não:

  • Apresentaram a documentação;
  • Optaram por outra faculdade;
  • Decidiu mudar de curso.

São diversos os motivos para abrir uma nova chamada. Importante mesmo é que estas vagas voltam ao sistema e quem ainda não foi contemplado passa a ter uma segunda chance.

O processo de inscrição das vagas remanescentes é mesmo procedimento das inscrições de chamada regular, dessa forma, veja quando abre e a realize.

Diferentemente da chamada regular, o resultado das vagas remanescentes do SISU não divulga os nomes dos candidatos classificados. Para saber se foi contemplado com uma das vagas disponíveis, é preciso que o candidato entre em contato com a instituição de interesse.

Ligue, mande um e-mail ou até mesmo vá até à instituição para manter-se informado. Todo o processo e suas respectivas datas poderão ser acompanhadas no cronograma Sisu.


Se você não foi chamado na primeira chamada, é possível concorrer às vagas remanescentes ao demonstrar interesse em participar da lista de chamada.

O resultado do SISU é muito importante para quem prestou o Enem com o intuito de entrar em uma universidade pública. Lembre-se de realizar a sua matrícula no prazo determinado para não correr o risco de perder a vaga.

Não esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais com seus amigos e familiares para que eles possam saber a respeito do Resultado do Sisu 2019.

Caso você queria compartilhar dicas, experiência ou tirar dúvidas, deixe um comentário sobre o resultado do SISU 2019 para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa sorte e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *