SISU 2019 – Inscrição / Notas de Corte / Resultado / Lista de Espera

Resultado SISU 2019 – Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio realizado pelo Ministério da Educação (MEC), os participantes aguardam ansiosamente pelo importante processo de inscrição do programa SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Esse programa funciona com o único objetivo, garantir aos participantes a oportunidade de disputarem vagas em instituições públicas de educação superior.

Para darmos o passo adiante, devemos está por dentro como funciona o Sistema de Seleção Unificada. Leia atentamente todos os tópicos a seguir e confira. Veja!!

Entenda o SISU 2019

SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificada, SISU 2019, tem como finalidade filtrar os estudantes com as melhores notas no ENEM para realizar o ingresso em uma Universidade Federal ou Estadual. Hoje, o sistema é adotado por quase todas as instituições públicas de ensino superior do país.

O seu funcionamento completamente automático. O candidato precisará escolher por ordem de preferência, sendo possível escolher no máximo dois cursos entre as vagas oferecidas pelas universidades públicas. O candidato também precisa informar se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência.

Inscrição SISU 2019

Para realizar o processo de inscrição SISU é preciso que você confira todos os passos disponibilizados a seguir. Veja:

SISU 2019


Passo 1 – Sabemos que o programa SISU é interligado ao banco de dados do ENEM, facilitando o acesso do candidato. Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, precisará do número de inscrição e a senha. Lembrando, a senha é a mesma usada para acessar a “Página do Participante”.


Passo 2 –  Contendo os dados em mãos, acesse o site do SISU (http://sisualuno.mec.gov.br/) e digite as informações solicitadas.


Passo 3 – Agora chegou o momento de selecionar os cursos desejáveis. Vale lembrar que só tem duas opções, ou seja, escolherá apenas dois cursos diferentes. A primeira opção deve ser o curso principal que deseja muito cursar. Logo em seguida, defina se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência.


Passo 4 – Após selecionar os cursos de sua preferência, é necessário que venha se informar das documentações necessárias para realizar a matrícula do curso escolhido. Não podemos deixar de mencionar que deverá apresentar o comprovante de renda, certificado de conclusão do ensino médio e demais documentações.


Pronto, seguindo todos os passos ensinados acima, você conseguirá realizar a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada sem encontrar maiores problemas.

Resultado SISU 2019

SISU 2019

O processo de seleção dos candidatos aptos para concorrer às vagas não demora muito tempo para apresentar o resultado com a lista de aprovados.

O resultado SISU 2019 pode ser acompanhado no boletim do candidato na página oficial, ou se preferir, ligar para a Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Nota de Corte

Essa é uma das perguntas mais realizadas pelos participantes com grande preocupação e ansiosas se obtiveram uma pontuação superior estimada pelo programa.

SISU 2019

Durante o processo de inscrição SISU, todos os dias as notas de cortes são calculadas. Como funciona a nota de corte? Como as notas são calculadas uma vez por dia, o sistema fará uma análise profunda, procurando os candidatos que possuem a menor nota para ficarem entre os potencialmente selecionados.

Vale ressaltar que a nota de corte SISU não significa que o candidato será selecionado para garantir a vaga, mas sim, irá monitorar a sua situação perante a vaga. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Lista de Espera

A Lista de Espera SISU é a uma relação de alunos selecionados para preencher as vagas eventualmente estejam disponíveis nas instituições, após as chamadas regulares.

SISU 2019

Geralmente, o programa SISU 2019 realiza primeiramente as chamadas regulares, onde divulgará uma lista dos candidatos com maiores notas em cada curso, a serem convocadas para efetuarem a matrícula na instituição escolhida pelo Ministério.

Assim que as chamadas regulares são encerradas, o Sistema disponibiliza as instituições a realizarem uma Lista de Espera para preencher as vagas não ocupadas. E existe uma denominação para estas vagas não preenchidas, estas que você poderá entender melhor acompanhando o tópico abaixo.

Vagas Remanescentes

Como acabamos de ver, a Lista de Espera serve para que os candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares aguardem por uma oportunidade, neste caso, estamos falando das vagas remanescentes SISU. Elas vão surgindo ao decorrer do semestre, podendo ser gerada devido a:

  • Desistências;
  • Documentação Irregular;
  • Preenchimento errado de dados no momento da matrícula;
  • Mudança de Curso;
  • Outras situações.

Esta é a chance perfeita para os estudantes que ainda têm esperança de conseguir uma bolsa no programa. Mas é importante ficar atento para o período de inscrição nas vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada, afinal, elas podem ser divulgadas a qualquer momento. Cabe ao estudante acessar a página do SISU com uma certa frequência.

É interessante informar que, mesmo que não tenha participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato que fez a prova do Enem a partir de 2010 poderá estar concorrendo. Para isto, as regras são as mesmas mencionadas em um dos tópicos acima.


Como vimos, o SISU já beneficiou e continua beneficiando milhares de estudantes todos os anos através das bolsas de estudos disponibilizadas em seu programa. Portanto, comece a se preparar desde já para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garanta seu ingresso em uma boa instituição de ensino superior pública do país.

Agora que você já está por dentro de todas as informações, fique atento para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Caso tenha alguma dúvida a respeito do Sisu 2019, deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos lhe responder o mais rápido possível. Veja!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

SISU 2019 – Inscrição / Notas de Corte / Resultado / Lista de Espera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *