SISU RESULTADO 2019 — Consulta, Quando sai, MEC

SISU Resultado 2019 – O Sistema de Seleção Unificada, que é mais conhecido por todos como SISU, é um programa que visa facilitar e dar mais agilidade aos processos de seleção para determinar quais estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão aptos a ingressar em uma universidade.

Portanto, dada a sua grande importância para tantos estudantes brasileiros, nós vamos dar maior atenção ao Resultado SISU, procurando mostrar detalhes referentes a este ponto tão fundamental para o entendimento do programa.

Neste artigo que tem início agora, nós vamos também falar do SISU como um todo, mostrando seu processo de seleção, e outros detalhes pertinentes ao seu funcionamento. Procure prestar muita atenção, pois o SISU 2019 poderá fazer uma grande diferença em sua vida.

SISU Resultado 2019

Mais importante do que saber apenas sobre o SISU Resultado, será procurar saber como funciona o seu processo seletivo, já que será por meio dele que será determinado se o estudante conseguirá ou não alcançar uma vaga em uma universidade pública.

Todo semestre, o SISU inicia a abertura das inscrições para vagas em universidades públicas, sendo que sua grande vantagem é justamente a agilidade e a informartização do processo, que se dá quase que exclusivamente pela internet.

O sistema do SISU utiliza a nota do ENEM para fazer a classificação dos estudantes que se candidataram, que, caso sejam aprovados, não precisarão prestar o vestibular convencional para conseguirem vagas em instituições de ensino superior públicas.

SISU RESULTADO 2019

São centenas de milhares de vagas para universidades públicas que são oferecidas de modo totalmente gratuito a estudantes do Brasil inteiro, e as inscrições para o SISU são abertas duas vezes ao ano, sendo a primeira no mês de janeiro e a segunda no mês de junho.

Como já dito anteriormente, as inscrições para o SISU são totalmente gratuitas e poderão ser feitas pela internet, diretamente no site oficial, que é o (http://sisu.mec.gov.br/), sendo obrigatório que o estudante tenha prestado o ENEM do ano anterior e que tenha alcançado nota maior que zero na redação.

O estudante precisará do número de inscrição e da senha que foram utilizados no ano anterior para se inscrever no ENEM, e o sistema informatizado do SISU utilizará suas notas para verificar se ele poderá ou não ingressar no curso escolhido.

As vagas disponíveis serão preenchidas de acordo com a pontuação alcançada pelo estudante no ENEM do ano anterior, sendo que o melhor classificado ficará com a primeira vaga oferecida, ao passo que o segundo melhor classificado ficará com a segunda vaga e assim sucessivamente, até que todas as vagas ofertadas pelo SISU sejam preenchidas.

SISU Resultado – Quando sai?

Para justificar a ideia de rapidez e de agilidade que este sistema busca oferecer aos estudantes candidatos às vagas oferecidas, o processo seletivo do SISU dura apenas uma semana, sendo bem mais rápido do que qualquer outro programa educacional já criado no Brasil.

Com isto, após este processo seletivo, o SISU resultado 2019 é divulgado no próprio site oficial do programa, que já foi citado aqui anteriormente, com a classificação dos candidatos e com as vagas que foram preenchidas por cada um.

SISU RESULTADO 2019

Normalmente, esta divulgação do Resultado do SISU é feita na segunda-feira seguinte, e ao estudante aprovado, caberá se dirigir até a universidade para a qual ele foi aprovado para realizar a matrícula pessoalmente e garantir que a vaga não seja perdida.

Caso algumas vagas acabem sobrando após o período de matrícula, o SISU inicia um novo processo de seleção abrindo inscrições para disputa destas vagas em um processo conhecido como Lista de Espera do SISU.

Consulta SISU Resultado 2019

A consulta do Resultado SISU se dará por meio do próprio site oficial do programa, como já foi informado anteriormente, mas será fundamental que o estudante que se candidatou e que se inscreveu busque fazer o acompanhamento diário das notas de corte do programa.

Já no segundo dia de inscrições, o SISU resultado já começa a calcular as notas de corte parciais para determinar o preenchimento das vagas para cada um dos cursos que foram oferecidos aos estudantes participantes.

SISU RESULTADO 2019

Ao fazer este acompanhamento diário da nota de corte do SISU, o estudante candidato poderá verificar se tem alguma chance ou não de conquistar a vaga para a qual se inscreveu no momento inicial do processo.

Caso não tenha condições de ingressar por conta da nota de corte do curso desejado, o estudante terá a oportunidade de alterar quantas vezes quiser as opções de curso durante o período de inscrições (uma semana).

É importante ressaltar, porém, que será considerada apenas a última opção de curso feita pelo estudante candidato, e por este motivo, ele deverá fazer esta escolha com muito cuidado, atenção e critério, para não se arrepender depois.


Portanto, se você deseja muito conseguir uma boa vaga em uma universidade pública, você precisa se atentar às datas de inscrições do SISU, pois ele será o programa educacional mais interessante para você utilizar a nota do ENEM.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do SISU resultado 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa Sorte!!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *